O empreendedorismo como subdivisão da área de negócios, possui raízes importantes em diversas áreas mais antigas e bem estabelecidas – e há bons motivos para isso!
- Ele é um campo de estudo que busca entender como surgem as oportunidades para criar novos produtos ou serviços, novos mercados, processos de produção, formas de organizar as tecnologias existentes ou matérias-primas e como são descobertas por pessoas específicas que então usam vários meios para explorá-las ou desenvolvê-las.
Essa definição implica que, para entender o empreendedorismo como um processo – e como uma atividade na qual os empreendedores se envolvem – é fundamental considerar:
- 1 – as condições econômicas, tecnológicas e sociais das quais as oportunidades surgem
- 2 – as pessoas que reconhecem essas oportunidades (empreendedores)
- 3 – as técnicas de negócios e estruturas jurídicas que elas usam para desenvolvê-las e;
- 4 – os efeitos sociais e econômicos produzidos por tal desenvolvimento
TODOS esses elementos desempenham um papel no empreendedorismo e DEVEM ser levados em consideração para podermos entender totalmente esse processo que é bem complexo!
1. O EMPREENDEDORISMO É UM PROCESSO
Acredita-se que o empreendedorismo passou a ser visto mais como um PROCESSO em andamento do que como um EVENTO ÚNICO.
- Primeiro: se tem a geração de uma ideia para uma nova empresa e/ou reconhecimento de uma OPORTUNIDADE
- Segundo: reunião dos recursos (financeiros, humanos, computacionais) para se fazer um desenvolvimento
- Terceiro: lançamento do novo empreendimento (administrar/colher recompensas)
2. EM CADA FASE DO PROCESSO, TODAS AS VARIÁVEIS DESEMPENHAM UM PAPEL
Vamos explicar isso com um exemplo: considere a questão do reconhecimento de oportunidades. Certamente, esse processo ocorre nas mentes de pessoas específicas e reflete o impacto das variáveis de nível INDIVIDUAL, como o reconhecimento existente e a história de vida da pessoa.
- Mas o reconhecimento de oportunidades não pode correr a menos que algo potencialmente lucrativo surja das condições ECONÔMICAS, SOCIAIS e TECNOLÓGICAS em constante mudança (fatores de nível social).
- Além disso, as outras pessoas com quem o empreendedor tem contato são frequentemente importantes fontes de informação e podem desempenhar um papel fundamental no reconhecimento de oportunidades (fatores de nível grupal).
- Resumindo, os 3 níveis (INDIVIDUAL, GRUPAL E SOCIAL) são altamente relevantes e devem ser considerados para que se entenda totalmente o reconhecimento de oportunidades.
3. NÃO HÁ SEPARAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Existem dois lados: de um lado, busca maior entendimento do processo (como se desdobra e os diversos fatores que o modelam e determinam o sucesso dos empreendedores) e, de outro, a preocupação em fornecer aos empreendedores as informações práticas e habilidades que precisam para atingir seus objetivos.
- Há alguma “falta de conexão” entre esses dois objetivos? DE FORMA ALGUMA!
O conhecimento sistemático e um maior entendimento são necessários para uma prática bem sucedida!
Em outras palavras, devemos entender a natureza básica do empreendedorismo como um processo antes de continuarmos com a tarefa de fornecer aos empreendedores a ajuda prática de que tanto buscam (incansavelmente, diga-se de passagem!).
4. MUITAS PERSPECTIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DA SUA TOTALIDADE
A área do empreendedorismo é eclética por si só: tem raízes importantes em muitas disciplinas mais antigas e mais bem estabelecidas, como a economia, a psicologia, a administração e a sociologia.
- Cada uma dessas áreas fornece uma perspectiva diferente e pode contribuir significativamente para nossa compreensão do empreendedorismo como pio norteador que adotamos.
EM TESE: Acredita-se que para alcançar esse estimado EQUILÍBRIO devemos sempre nos mantermos atualizados entre TEORIA e PRÁTICA. É como um ciclo, estuda – aplica – mede e assim sucessivamente até alcançar o almejado sucesso.
Fundadora e Diretora da iLtda Coworking Administradora formada pela PUCRS (pontifícia universidade católica do rio grande do sul), possui MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM e mestrado em administração de empresas pela Unisinos.