09-03-2

Já era o tempo em que as pessoas trabalhavam sob o horário comercial… há quem diga que se pode ser muito mais produtivo trabalhando 4 horas por dia do que 10 horas sem o seu devido foco. Você concorda? Se não, está na hora de rever os teus conceitos!

Um ambiente influencia totalmente a produtividade.

Ponto positivo para os coworkings, que foram construídos e pensados com esse objetivo: deixar a nossa rotina muito mais produtiva.

Ao que tudo indica, a maior parte das 214 mil pessoas que circulam mensalmente nos coworkings no Brasil parece estar satisfeita com as experiências que teve em espaços compartilhados.

De acordo com os resultados do Censo realizado com 578 participantes de todo o país, 99,9% recomendaria o formato de trabalho para algum amigo.

 

De que forma o coworking influencia na produtividade?

 

1. O Coworking foi totalmente planejado para estimular a produtividade e a criatividade dos seus membros

 

Já reparou como a maioria dos escritórios compartilhados têm uma decoração descolada? Nada de paredes cinzas, baias e todo aquele clima sério dos escritórios convencionais!

O coworking representa o que há de mais inventivo e descontraído na criação e decoração de espaços de trabalho.

Assim como as agências de publicidade, esses espaços transmitem conceitos de inovação e ousadia. São claros, coloridos, aconchegantes, contemporâneos, feitos para compartilhar, inspirar e até relaxar.

Além disso, a internet tem alta velocidade e as estações de trabalhos são ergonômicas e confortáveis.

Duas características essenciais para a produtividade, e que nem sempre você encontra em casa ou na cafeteria do bairro. A estrutura de um coworking permite também com que você converse e reúna com outras pessoas para criarem e produzirem juntos.

Os locais são pensados e preparados para isso.

 

2. Mais tempo para você pensar no seu negócio

 

Fiador, aluguel de sala, alvará, manutenção, instalação de água, luz, internet, telefone, contratação de faxina e setor administrativo e muito mais.

São vários detalhes que você tem que pensar para montar um escritório próprio. Tudo isso demanda tempo e investimento. Dois itens que você talvez não tenha sobrando agora no início.

Em um coworking, todas essas coisas são feitas para você por um valor, que pode ser para uso mensal, semanal, quinzenal, anual ou diário! Enfim, você escolhe a periodicidade mais adequada.

O seu único trabalho será aproveitar do melhor jeito possível o espaço e as vantagens oferecidas por ele. Cuide do seu negócio e não gaste esforço e produtividade com questões burocráticas.

 

3. Conveniência

 

Tomar um café é essencial para ser mais produtivo. O fato de você se levantar da sua estação de trabalho e caminhar te faz ter insights que você não imagina.

Além disso, é uma maneira de você se distanciar um pouco do notebook e aliviar seu cérebro para pensar sob outras perspectivas.

Muitos coworkings já são estruturados com essa ideia de deixá-lo mais criativo. Na hora de escolher um espaço, leve em consideração o espaço disponível.

Além do café, alguns ambientes oferecem áreas de relaxamento. Se nesse tempinho você encontrar alguém para trocar uma ideia, certamente o momento será ainda mais produtivo.

Lembre-se: as pessoas que trabalham em um coworking estão sempre abertas a trocarem ideias e experiências.

 

4. Rotina

 

Em um coworking, você consegue estabelecer uma rotina sem deixar de ser flexível. Ter o hábito de sair para trabalhar deixará você muito mais disciplinado.

E, sim, a maioria dos escritórios compartilhados são super flexíveis em relação a horário. Alguns, inclusive, funcionam 24 horas por dia.

Assim, você pode escolher qual a melhor hora do dia para trabalhar.

 

Patrícia Bolsoni

Fundadora e Diretora da iLtda Coworking Administradora formada pela PUCRS (pontifícia universidade católica do rio grande do sul), possui MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM e mestrado em administração de empresas pela Unisinos.

    Dúvidas ou informações? Entre em contato!